Usura - desejo inesgotável

"A carência afetiva, dentro da conceituação gestaltista, é intrínseca ao ser humano, ao contrário do que ocorre em outras conceituações psicológicas, psicanálise por exemplo, onde a carência é entendida como resultante de um processo deficitário de relacionamento afetivo, principalmente fundamentado no que se refere às figuras paterna e/ou materna. Quando dizemos que a carência afetiva é intrínseca ao ser humano, estamos dizendo que ela é tão configurativa do humano, como o são os olhos, braços, pernas, etc. Localizado o tema, focalizemos seu significado. Por carência afetiva entendemos a necessidade ou possibilidade de relacionamento com o outro; dentro desta nova compreensão (abordagem da carência afetiva), torna-se claro o porquê de sua colocação extrínseca, sinônima de problemática emocional, dada pelas outras teorias psicológicas, isto porque devido à falta de visão global unitária, ou seja, à esquematização elementarista do fenômeno comportamental e existencial humano, apreenderam apenas a carência afetiva resultante de uma necessidade de relacionamento com o outro, configurativa de estruturas inautênticas, portanto, advindo daí todo um tratamento distorcido do tema, pois que unilateralizado.

A carência afetiva configura o outro no sentido de possibilidade ou de necessidade de relacionamento. Sendo intrínseca, assumida, a carência possibilita o outro; caso contrário é uma barreira, começando o outro a ser uma meta, um obstáculo.
" *

A carência como necessidade de relacionamento equivale a buscar aquilo que nos falta, aquilo que nos completa, enfim o que desejamos, conseguindo assim, transformar o semelhante, o outro, em um objeto. Conviver com o outro, inicialmente pai e mãe, portador de regras e limites, filtra as possibilidades de relacionamento, estabelece referenciais que limitam. Estas estruturas limitadas transformam as possibilidades relacionais em caminhos satisfatórios ou insatisfatórios, gerando as não aceitações; deste modo a carência afetiva deixa de ser uma possibilidades de relacionamento e passa a ser uma urgência, desejo, necessidade do outro. Esta distorção perceptiva, resultante da não aceitação das próprias impossibilidades e limites, gera a neurose. Para alcançar o desejado, para tornar próximo o distante, muitos recursos padronizados são usados: dinheiro, sexo, beleza, por exemplo. Estes recursos geralmente são amealhados e parcimoniosamente gastos. A usura aparece. O indivíduo ao administrar seus recursos, sabendo-os responsáveis pela realização do que ele necessita e deseja, começa a estabelecer regras e parâmetros, dosagens.

Usura é sinônimo de carência enquanto desejo do que nos falta. Esta complementação, este preenchimento do que falta nunca se realiza, não se preenche o oco. Preenche e desaparece, nada fica; é preciso deter, sentir que algo foi estabelecido e mais, que quando ocorra não possa ser destruído. É um processo que gera ansiedade, medo, já não significa ter ou conseguir, o importante é não parar de tentar ter, de tentar conseguir. Extenuante e inesgotável. Nada aplaca e tudo significa. A usura, este vício é uma parada no processo. Ao repetir e seguir prévias repetições, vem a satisfação pela neutralização da satisfação. Apenas em um átimo, em um segundo, se consegue a felicidade, a pausa, o instante vivenciado como prazer, desejo realizado.

Amealhar resultados, juntar as próprias histórias de sucesso, saber-se aceito e querido, tanto quanto economizar seus tostões, são típicos da atitude de usura, da carência afetiva como necessidade de relacionamento, necessidade de resultados e aplacamento de desejos e ansiedades; é também a pavimentação do caminho de realização de sonhos e da busca desesperada, frenética de um lugar ao sol.

Usura é apego, "sentimento de posse", zelo com o conseguido; usura é o que exila de nosso cotidiano toda e qualquer disponibilidade, consequentemente, solidariedade, compaixão, enfim, percepção do outro.

* "Carência Afetiva" em "Psicoterapia Gestaltista Conceituações", de Vera Felicidade de Almeida Campos
















"Visão do paraiso", Sérgio Buarque de Holanda
"O Mercador de Veneza", W. Shakespeare



verafelicidade@gmail.com

Comentários

  1. Um usurário pode achar que uma pessoa mais disponível, solidária, empática ao outro, seja ingênua, em um mundo cheio de espertos ávidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Augusto. Abraço, Vera

      Excluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais